quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tudo sobre a Rússia


              Bem vindo à Rússia!
Добро Пожаловать В Руссию! 
Nome completo: Federação Russa (Rossíyskaya Federátsiya)
Capital: Moscou
Área: 17.075.400 km²
Continente: Europa (Leste) e Ásia (Norte)
Moeda: Rublo
População: 140.702.094 (Julho 2008 est.)
Clima da Rússia: subpolar (extremo Norte), temperado continental (maior parte), de montanha (centro)
Fuso horário:  + 6 horas (de Moscou) em relação à Brasília
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. A Rússia é um dos mais fascinantes e intrigantes países do mundo. Sua milenar história confunde-se em muitos momentos com a história do mundo. Nos principais acontecimentos mundiais a Rússia sempre esteve envolvida e sua trajetória, seus costumes e tradições, cultura, comida chamam a atenção de todos até os dias de hoje.
    C o m i d a
    Uma refeição em um restaurante russo é um evento para ser apreciado sem pressa. Lá você pode escolher tanto um restaurante tipicamente russo, com pratos como o “borch” (sopa de beterraba com legumes e carne, servida com nata) e o “pelmeni” (carne com massa), ou então um restaurante de cozinha internacional.  
    O estudante que não se familiarizar com a cozinha local não precisa se preocupar. Além dos restaurantes típicos, é possível encontrar facilmente na Rússia inúmeros restaurantes italianos, armênios, japoneses, chineses, mexicanos, além, é claro, das grandes redes de fast-food, como é o caso do McDonald´s, Pizza Hut, entre outros. As gorjetas não são obrigatórias, porém sempre serão bem vindas. 
    Durante o inverno rigoroso o organismo necessita de mais calorias do que o normal, para isso, é recomendado consumir, por exemplo, salame russo, mortadela, coalhada com açúcar e passas, pão preto, biscoitos torrados com passas, iogurte natural russo e etc. 
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Ao aluno que está para ingressar em uma universidade russa, recomenda-se comprar utensílios básicos para a preparação de alimentos (que podem ser comprados até mesmo dentro de algumas Universidades) no próprio alojamento, que conta com cozinha privativa. 
    T r a n s p o r t e
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. 


     
    O transporte público nas grandes cidades é barato e chega a todas as áreas. A melhor opção em Moscou e São Petersburgo é o metrô que funcionam todos os dias da semana das 6h a 1h da manhã. Toda cidade russa que ultrapasse um milhão e meio de habitantes possui um metrô subterrâneo. As estações de metrô de Moscou têm sempre uma arquitetura requintada. Além do metrô, existem outras opções de transporte, como trólebus, ônibus e trens urbanos, além de táxis.  
    Paralelamente a isso, existe o sistema de transporte privado de mini-vans e ônibus que levam a mesma numeração que os das rotas estaduais, porém são mais rápidos e um pouco mais caros. No transporte privado não se aceita nenhum tipo de passe ou cartão de desconto.
    Ticket de metrô  (MENSAL) em Moscou: aproximadamente R$20,00 (270 rublos aproximadamente)
    Ticket de ônibus (MENSAL) em Moscou: aproximadamente R$20,00 (270 rublos aproximadamente) 
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. 






     
    Mapa do Metrô - Moscou                                              Mapa do Metrô – São Petersburgo 
    G e o g r a f i a
    A Rússia é  o maior país do mundo em extensão territorial, com pouco mais de 17 milhões de km² (o dobro do tamanho do Brasil). Inusitadamente, metade do seu território fica na Europa e metade na Ásia, separada pela sua maior cadeia montanhosa, os Montes Urais. 
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. O país tem por volta de 142,8 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 80% são russos (eslavos). Na Rússia moram mais de 100 povos e grupos étnicos. Os mais numerosos são ucranianos e tártaros bem como armênios, azerbaijanos, judeus e alemães. A língua oficial (estatal) em todo o território da Federação da Rússia é o russo, ainda que todos os povos do país falem também suas línguas de origem. 
    O país é  conhecido por ser um grande possuidor de recursos minerais, constituindo cerca de 50% da produção mundial. Dentre os minérios lá encontrados estão o ferro, o níquel, a platina, diamantes, carvão mineral entre outros. Além disso, existem grandes reservas de petróleo e gás natural.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. As florestas cobrem 45% do território nacional, providenciando 22%dos recursos de madeira no mundo. A Rússia ainda possui 17% dos bosques do mundo, concentrados na parte norte do país, principalmente na Sibéria. O país conta com mais de 2 milhões de rios e lagos em seu território. O lago mais profundo do mundo, com 1600 metros, é o Baikal, cujas águas são tão claras que olhando através delas se consegue ver as pedras no fundo.
    A fauna no norte do país é composta, principalmente, por morsas, focas, ursos e cachorros polares. Na zona central, há muitos lobos, cachorros, lebres e esquilos. Porém, o símbolo de Rússia é o famoso urso marrom.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. A Rússia tem 11 fusos horários, os quais variam de +2 horas de GMT em Kaliningrad (extremo ocidental) até +12 horas em Kamtchatka e Tchukotka (extremo oriental). Fuso horário de Moscou e de São Petersburgo é +3 horas GMT. 
    A região da Rússia sempre esteve ligada à diversos tipos de conflitos territoriais, invasões bárbaras e guerras. Muitos povos de diversas etnias migraram para a planície central européia. Porém as origens históricas do estado russo, entretanto, são principalmente aquelas dos eslavos do leste que chegaram posteriormente e gradualmente se tornaram dominantes.  
    Coordenadas Geográficas: 60 00 N, 100 00 E 
    H i s t ó r i a 
    A região da Rússia sempre esteve ligada a diversos tipos de conflitos territoriais, invasões bárbaras e guerras. Muitos povos de diversas etnias migraram para a planície central européia. Porém as origens históricas do estado russo, entretanto, são principalmente aquelas dos eslavos do leste que chegaram posteriormente e gradualmente se tornaram dominantes. 
    Por volta do século IX, guerreiros e comerciantes da Escandinávia, (comumente conhecidos como Vikings), já tinham penetrado nas terras eslavas do leste. Nessas empreitadas, eles ocasionalmente combatiam o povo local. Nesse mesmo século, formou-se o Estado russo antigo, denominado Rússia de Kiev ("Kievskaia Rus''), cujo território se configurou na única nacionalidade antiga russa. No ano de 988, o cristianismo foi adotado como religião oficial.
    No século XII, a Rússia de Kiev se desintegrou, devido às incontáveis guerras internas e ao enfraquecimento do poder central, que deu lugar à República de Novgorod, principado de Vladimir e Suzdal, Galitzia e Volinia entre outros. 
Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Fundação de Moscou
No início do século XII, Rússia de Kiev dividiu-se em mais de uma dúzia de principados. Uma região no Nordeste russo, entre os rios Volga e Oka, celebrava pelas suas terras férteis e bem protegidas pelos bosques dos assaltos das tribos nômades, foi governada pelo príncipe Iuri Dolgoruki (Iuri – de – mãos - longas).
Ele construiu várias cidades e fez alianças com os vizinhos. Em 1147, ele convidou seus vizinhos para uma aldeia fronteiriça, Moscou, onde eles celebraram a vitória sobre os inimigos. Esta data ficou sendo considerada como a data da fundação de Moscou. Em 1156, em Moscou foi construída a primeira fortaleza de madeira, que virou depois uma das maravilhas do mundo - o Kremlin de Moscou.  
    Em 1237, a Rússia foi invadida pelas tribos dos tártaros - mongóis. Esmagando a forte resistência das cidades separadas russas, as hordas de mongóis, vindos do Cáucaso e do Irã, avançaram para o interior do país destruindo tudo o que foi construído durante os séculos de trabalho. O jugo târtaro durou cerca de 250 anos, dominando a vida política e cultural russa. A vitória dos russos unidos, chefiados pelo Príncipe Dmitri Donskoi, sobre as tropas târtaras, em 1380, foi o marco crucial para o fim do jugo. Mais de dois séculos foram necessários para reerguer a Rússia das cinzas, efeito do domínio mongol.  
Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. O Renascimento Russo
A partir da segunda metade do século XIV começa a renascimento russo. Começou a reconstrução do Kremlin, que deveria expressar as idéias da união e da potência do Estado russo. Em 1471, começou a se erguer uma nova catedral, "Uspenski". Sua arquitetura acumulou as velhas tradições russas e as técnicas da arquitetura italiana da época renascentista. As maciças cúpulas de ouro fizeram lembrar a potência e união das terras russas. Uma das maravilhas do mundo é a Catedral Pokrovski (Pokrov - Festa do Manto da Virgem), erguido na Praça Vermelha pelos mestres Barma e Postnik. A catedral é constituída de 9 igrejas ímpares, reunidas em torno de um pavilhão. 
    No final da Idade Média foi o Principado de Moscovo que se transformou num império, o qual, do século XV em diante, gradualmente cresceu para leste, através da Ásia e recuperou grande parte dos seus territórios que estavam sob domínio mongol. Até o final do século XVII, a Rússia não tinha nem frota mercante, nem Marinha. Estava isolada dos mares Negro e Báltico, o que dificultava o seu relacionamento com a Europa. Sob o domínio dos Czares, a Rússia tornou-se, a partir de então, uma importante potência européia, na medida em que o Império Russo se expandia para ocidente, do século XVIII em diante. 
    Pedro, o Grande
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Em 1672, Pedro I subiu ao trono de Czar da Rússia sendo aquele que desempenhou um dos mais importantes papéis na história russa. Pedro I foi o primeiro a entender a importância da Marinha e mandou várias delegações russas para aprenderem a arte de navegar nos mares da Europa. Ele foi o fundador das tropas regulares, sofisticou sua organização e logística.
    A vitória na Guerra do Norte (1700-1721) garantiu à Rússia o acesso ao Mar Báltico, pelo que lutou durante muitos séculos. "A janela para o Ocidente" estimulou as atividades diplomáticas e beneficiou as parcerias, principalmente com os países da Europa Ocidental. Expandindo e desenvolvendo os seus territórios em direção Norte, ao redor do rio Volga, montes Urais e além dos Urais, na Sibéria e na costa do Oceano Pacífico, a Rússia tornou-se Império. 
    Regime Socialista – Ascensão e Queda
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. A atividade revolucionária na Rússia iniciou-se com a Revolta de Dezembro, descoberta em 1825, e apesar da servidãoter sido abolida em 1861, sua abolição foi alcançada em condições desfavoráveis aos camponeses, e serviu para encorajar os revolucionários.
    Em 1917, os bolcheviques (quer dizer - "representantes da maioria") promulgaram a Declaração de Direitos dos Povos da Rússia que se tornou a base legal para a secessão de diversas partes do ex-Império Russo.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Depois da morte do líder revolucionário e fundador da União Soviética, Vladimir Lênin em 1924Josef Stalin emergiu como líder e muitos daqueles territórios independentes foram posteriormente reincorporados como repúblicas daUnião Soviética.
    Sob o comando de Stalin, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) se tornou uma importante potência industrial, emergiu como uma das duas superpotências mundiais, posição mantida durante quatro décadas através do fortalecimento militar, ajuda técnica e militar a países em desenvolvimento e pesquisa científica, especialmente em tecnologia espacial e de armamentos a nível internacional. Porém, como Stalin implantou o totalitarismo, que vitimou milhões de pessoas inocentes e dizimou-as em campos de trabalho e morte, a maioria dos dirigentes do Exército Vermelho, das Forças Armadas soviéticas foram submetidas a repressões, o que feriu gravemente o potencial defensivo do país.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Nessa fase, a Rússia teve papel determinante na Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado dos aliados contra o chamado “eixo do mal”. A Itália fascista e a Alemanha nazista tentaram invadir a União Soviética. Apesar de lutarem do mesmo lado na Grande Guerra, divergências ideológicas colocaram a URSS contra os EUA, o que levou à chamada Guerra Fria.
    Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Em meados da década de 1980, como o país enfrentava a necessidade de reformas radicais nas áreas econômica, social e política, o Secretário-Geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev (primeiro e único Presidente do URSS) promoveu as chamadas glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação econômica). Porém, mesmo com estas medidas, a economia entrou em crise, a inflação subiu, varias forças políticas saíram em confrontação, cresceu a tensão social, estouraram os conflitos étnicos. Portanto, encontros de cúpula EUA-URSS em 1986 e 1987 e um encontro entre o então presidente norte-americano Ronald Reagan e Gorbachev, em fins de 1988, promoveram a redução de armamentos de ambos os países na Europa.
    Com o fim a União Soviética, em 1991, através de acordo assinadas pelos líderes das três maiores repúblicas soviéticas - Rússia, Ucrânia e Bielorússia que declarou o final da União Soviética, a Rússia de hoje tem como principal desafio estabelecer uma nova forma de economia e de governo democrático, após 75 anos sob um regime socialista. 
    A Rússia Hoje
    A 26 de março de 2000, foi eleito o novo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir  Putin e tomando posse em 7 de maio de 2000.
    O Governo do Presidente Vladimir Putin assumiu a responsabilidade de fortalecer as instituições democráticas e continuar as reformas estruturais da economia a fim de Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. construir um país mais seguro, justo e atraente para residir nele. Na área econômica,  prosseguiu o processo de privatização em diversos setores como de comércio, bancos, telecomunicações e serviços. Foi estabelecido o controle sobre a inflação, o crescimento do PIB registrou as sólidas tendências positivas, depois da crise financeira de 1998. Melhorou-se o clima de investimentos externos, destinados também no setor produtivo, aperfeiçoou a base jurídica para negócios e empresariado. E em 2004, Vladimir Putin foi reeleito.
    Os avanços da economia russa foram reconhecidos pela comunidade internacional: a Rússia tornou-se um membro pleno do G-8 e sediou a reunião deste foro em 2006, o país recebeu o status de economia de mercado pelos EUA, União Européia e outros países.
    Dentro das conquistas importantes do Governo Putin destaca-se também que foi evitada a desintegração do país e impedidos o caos e a guerra civil; começou a se formar a estrutura do verdadeiro Estado federal, com um lugar digno na comunidade internacional.
     
Curiosidades 
Características e costumes do povo russo: 
  • São amigáveis, gostam de receber os amigos em casa.
  • Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Gostam de receber pessoas de outros países porque gostam que os estrangeiros conheçam mais profundamente a cultura deles, que é enorme.
  • Eles são um povo misto, de várias nações, por isso se respeitam muito. Com a formação do CEI, há várias pessoas que nasceram em outros países como Belarus, mas vivem na Rússia. Há muitos casais mistos. Por exemplo, em Belgorod há um Professor que possui vários diplomas de alto nível como PhD, que é africano, casado com uma russa e tem filhos.
  • Os feriados mais famosos são o Ano-Novo, o Natal, e depois a Páscoa. Sempre têm mesa cheia, com diferentes comidas, especialmente saladas.
  • Na páscoa, é comum fazer colomba pascal. Essa colomba não é muito doce, geralmente.  É costume entregar a sua e pegar a da outra pessoa.
  • Gostam muito de doces em geral e chá.
  • Em qualquer tipo de transporte público, você encontrará russos apenas de uma maneira: lendo. Evite sons estridentes e desordem quando conversa, pois os russos apreciam muito o silêncio.
  • A saudação com um aperto de mão deve ser feita sem a luva (se é que está usando) e nunca embaixo do batente da porta.
  • Não se deve assoviar em lugares públicos.
  • Assim como no Brasil, ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma atitude muito bem-vinda.
  • Em sinal de respeito, ao ingressar a qualquer igreja, devem tirar seu gorro e chapéu, e as senhoras devem usar um lenço.
  • Dizer sim em russo quer dizer “sim” e não quer dizer “veremos”.
  • Não fumar em lugares públicos (cinema, metrô, universidades, etc.). Use as áreas destinadas para isso.
  • Assoviar para as moças, em tom de galanteio, está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que “só os cachorros respondem a assovios”.
  • Ao ingressar a um apartamento ou casa, os russos pedem para que a visita tire o sapato, e oferecem sandálias ou sapatilhas.
  • Nunca fure uma fila.
  • Em situações formais, fale apenas quando a outra pessoa terminar e espere um momento. Não ria, pois eles costumam rir apenas com seus amigos.
  • Seja pontual.

Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Idosos:
  • Há uma espécie de festa para idosos no parque central. Eles colocam músicas dos anos 60,70 e também as atuais e eles dançam em pares.
  • As pessoas idosas são muito simpáticas. Gostam de tomar chá e conversar na varanda de suas casas. Gostam de contar histórias sobre seu passado e ensinar as pessoas.
  • O governo aumentou atualmente, a pensão dos idosos, pois, não existem mais pessoas jovens que cuidam deles ou até mesmo respeitam.
 

O Casamento Russo:
  • Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen. Antes de o noivo pegar a noiva, ele passa por um “quiz” de perguntas no lugar onde a noiva está e só pode avançar quando acertá-las. Esse “quiz” geralmente é feito pelas amigas da noiva.
  • Depois do “quiz” vão para a cerimônia, que é o primeiro dia de comemoração e, no segundo dia, eles ficam em casa para receber os amigos e familiares. Depois eles têm uma Lua-de-mel.
  • É uma tradição o noivo passar por 7 pontes (sete, porque é considerado o número da felicidade) carregando a noiva no colo e também, em uma ponte, gravarem os nomes do casal em um cadeado e prenderem em um dos pilares, para “selarem” o amor.
  • Depois da Lua de Mel, a primeira casa que eles visitam é a dos pais do noivo. Lá, terá um pão, o qual eles devem comer sem o uso das mãos. Quem tirar o pedaço maior será o “chefe” da relação. Depois de comerem o pão, eles abrem uma garrafa de champanhe e tomam tudo. Após tomarem, eles devem atirar a garrafa no chão. Caso a garrafa não se quebre, é um mau presságio ao casamento.
  • Também é uma tradição o noivo presentear a noiva com uma bota e enchê-la de vinho, o qual ela deve tomar na bota mesmo.
  • Há uma brincadeira do tipo “esconde-esconde”. Os amigos do noivo escondem a noiva em qualquer lugar (nem sempre tão próximo) e o noivo deve achá-la.
 
    Superstições: 
  • Caso se esqueça de algo, deve se olhar no espelho antes de procurar, se não, terá azar ao retornar.
  • Aniversários só podem ser comemorados no fim de semana após a data, a não ser que esta seja num sábado ou domingo.
  • Os solteiros não podem se sentar nas esquinas, se não, não se casarão.
  • Se der uma carteira de presente, deve ter algum dinheiro lá dentro, ou a pessoa terá azar na vida financeira.
  • Há um provérbio que diz que uma vez que você lava seu rosto com a água onde foi cozido o ovo, você será sempre saudável e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário